Foco e Escopo

A Revista Científica Pro Homine é um periódico semestral publicado em formato eletrônico. Tem como objetivo divulgar a produção de trabalhos nas áreas de ciências humanas e sociais, tecnologia e saúde. A revista publica manuscritos científicos, incluindo editorial, artigo original, revisão sistemática e relato de caso.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Avaliação dos artigos submetidos só será iniciada se os manuscritos estiverem de acordo com as normas de publicação descritas na seção "Diretrizes para Autores". Caso não estejam adequados, serão devolvidos aos autores para adequação as normas.

Depois de aprovados quanto às diretrizes para autores, serão submetidos à apreciação do mérito científico, por dois avaliadores cegos (blind peer review), que não possuam conflitos de interesse com os autores, além do editor.

Pelo menos dois avaliadores analisarão o manuscrito em relação ao mérito científico. Caso haja discordância entre estes, será solicitada a avaliação de um terceiro avaliador. A partir dos pareceres e do julgamento pela Comissão Editorial, o manuscrito receberá uma das avaliações seguintes recomendações: 1) aceito; 2) pequenas revisões; 3) grandes revisões; 4) rejeitado. Caso o manuscrito seja recomendado como "pequenas revisões" ou "grandes revisões", o mesmo será devolvido ao (s) autor (es) para adequação. No caso de aceite, o artigo será publicado de acordo com o cronograma editorial da revista.

Para os artigos que envolvem seres humanos e experimentação animal, o (s) autor (es) deverão informar, no texto do artigo, a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa no qual foi submetido e anexar como documento suplementar a documentação comprobatória da aprovação. 

O Conteúdo e a exatidão da citações são de inteira responsabilidade dos autores. O envio dos trabalhos implica na concessão dos direitos autorais relativos a publicação.

Todo o processo de submissão e avaliação será realizado de forma online.

Pesquisadores com experiência reconhecida podem se candidatar à avaliadores da revista.

 

Periodicidade

A Revista Científica Pro Homine é um periódico semestral publicado em formato eletrônico.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A Revista Científica Pro Homine é uma publicação acadêmica eletrônica, coordenada e editada por professores pesquisadores que realiza avaliação e publicação de artigos científicos nas áreas de ciências humanas e sociais, tecnologia e saúde. Desde sua primeira edição impressa lançada no primeiro semestre de 2002, com o nome Pro Homine vem se estabelecendo como importante veículo de divulgação de trabalhos científicos e resultados de pesquisas, figurando-se ainda como espaço heterogêneo do debate acadêmico. A novo formato, agora eletrônico, do periódico Revista Científica Pro Homine busca manter a experiênica do leitor de defrontar com a diversidade de temas, propostas teóricas, metodologias de pesquisas e estilos do fazer intelectual, o que reflete, de um lado, o compromisso da revista com a pluralidade, e, de outro, o desejo de que o debate científico entre perspectivas seja incentivo para o avanço de nosso entendimento acerca do homem e da sociedade.