O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em DIRETRIZES PARA AUTORES na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

A Revista Científica Pro Homine é um periódico semestral apoiado pela Coordenadoria de Pesquisa do Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS) publicado em formato eletrônico. Tem como objetivo divulgar a produção de trabalhos nas áreas de ciências humanas e sociais, tecnologia e saúde. A revista publica manuscritos científicos, incluindo editorial, artigo original, revisão sistemática e relato de caso.

 

RESPONSABILIDADE DO AUTOR

Todos os manuscritos publicados representam a opinião dos autores e não refletem a política oficial da revista Pro Homine, do Conselho Editorial da revista e nem da instituição à qual o autor é filiado, a menos que seja declarado em documento.

Os manuscritos submetidos à Revista Científica Pro Homine devem atender às instruções aos autores, não sendo permitida a sua apresentação simultânea a outro periódico impresso ou eletrônico.

Quando publicado o artigo passa a ser propriedade da revista.

ASPECTOS ÉTICOS

Conflito de interesse

 Solicita-se aos autores o envio de uma Declaração de Conflito de Interesse, assinada por todos os autores, para legitimar a idoneidade dos resultados do estudo submetido, conforme modelo a seguir:

 

Declaração de Conflito de Interesse

 

Eu, _____________________, autor responsável pelo manuscrito “____________________________”, declaro que nenhum dos autores deste estudo possui qualquer tipo de interesse abaixo descrito, ou outros que configurem o chamado Conflito de Interesse.

 

Declaro que o manuscrito apresentado não recebeu qualquer suporte financeiro da indústria ou de outra fonte comercial e nem eu, nem os demais autores ou qualquer parente em primeiro grau possuímos interesses financeiros/outros no assunto abordado no manuscrito.

 

Em caso contrário, especifico, abaixo, qualquer associação que possa representar um conflito de interesse que eu e/ou os demais autores ou seus parentes de primeiro grau tive(mos) nos últimos cinco anos com empresas privadas e/ou organizações, mesmo sem fins lucrativos — por exemplo: participação em inventos/desenvolvimento de software, aparelho, técnica de tratamento ou laboratorial, equipamentos, dispositivos ou tecnologias; participações e atividades de consultoria e/ou palestras; propriedade intelectual; participação acionária; situações de licenciamento de patentes etc.

 

Local, __/__/__. Assinatura(s): _______________ (todos os autores)

 

IMPORTANTE: A Declaração de Conflito de Interesse deve ser incluída como documento suplementar!!!

 

 Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa

Os resultados de pesquisas que envolvam seres humanos, submetidos à Revista Científica Pro Homine, deverão estar de acordo com a Resolução nº. 466/12 do Conselho Nacional de Saúde do Brasil, além do atendimento a legislações específicas do País no qual a pesquisa foi realizada.  Nos experimentos conduzidos com animais, devem ser seguidos os guias da Instituição dos Conselhos Nacionais de Pesquisa sobre o uso e cuidado dos animais de laboratório.

 

Os estudos envolvendo seres humanos ou animais só serão publicados mediante o envio da cópia de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, Comitê de Ética em Pesquisa com Animais ou órgão equivalente.

 

IMPORTANTE: A Carta de Aprovação do Comitê de Ética deve ser incluída como documento suplementar!

 

Registro de Ensaios Clínicos

 Manuscritos com resultados de pesquisas clínicas devem apresentar um número de identificação em um dos Registros de Ensaios Clínicos validados pelos critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Intemational Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), cujos endereços estão disponíveis no site: http://www.icmje.org/. O número de identificação deverá ser registrado ao final do resumo.

 

 CONTEÚDO DAS SEÇÕES

Os manuscritos enviados à Revista Científica Pro Homine  devem ser redigidos no idioma português ou inglês e devem se enquadrar em uma das seções da revista, descritas a seguir:

 

1 – Editorial- comentário crítico e aprofundado, preparado pelos editores da Revista e/ou por pessoa convidada com notória vivência sobre o assunto abordado. Deve conter a estrutura de um texto dissertativo, com Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências.

 

2 - Artigos originais- apresentam resultados inéditos de pesquisas. Devem conter em sua estrutura: Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências.

 

3 - Revisões sistemáticas- avaliação crítica sistematizada sobre determinado assunto, devendo ter conclusões. Devem ser descritos os procedimentos adotados – metodologia de busca, critérios de inclusão e exclusão, resultados e discussão – esclarecendo a delimitação do tema. Devem conter em sua estrutura: Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências.

 

4 - Relatos de casos- Apresentação da experiência profissional, baseada em estudos de casos peculiares e/ou em novas técnicas, com comentários sucintos de interesse para a atuação de outros profissionais da área. Devem conter em sua estrutura: Introdução, Relato(s) do(s) Caso(s), Discussão e Referências. Para relatos de técnicas: Introdução, Apresentação da Técnica, Conclusão e Referências.

 

PARA ELABORAÇÃO DOS ARTIGOS DEVERÃO SEGUIR AS NORMAS ABAIXO: 

  • Revista Científica Pro Homine On-Line aceita artigos em Português e Inglês.
  • Para os autores correspondente não-nativo do idioma Inglês: o artigo deverá ser editado por uma empresa prestadora deste serviço e o comprovante enviado no ato da submissão por meio do campo “Transferir Documentos Suplementares”.

 

 Avaliação e Publicação

Os artigos aceitos avaliação pelo Corpo Editorial serão enviados a dois revisores da área e publicados, somente, se aprovados pelos revisores e pelo Corpo Editorial. A aprovação dos artigos será baseada na originalidade, qualidade e mérito científico, cabendo ao corpo editorial a decisão final do aceite. O sigilo de identidade dos autores e revisores será mantido durante todo o processo.

Os artigos que necessitem de correções retornarão aos autores para que procedam às modificações sugeridas pelos revisores. O artigo corrigido deve ser retornado à Comissão Editorial, num prazo definido pelo editor, com as modificações feitas em destaque (usar outra cor de fonte), ou com as justificativas balizadas na literatura científica para a não incorporação das correções. Todo o processo é eletrônico.



A comunicação entre Editor/Autor deve ser unicamente por meio do sistema, utilizando o ícone notificar autor no sub-item DECISÃO EDITORIAL na página de AVALIAÇÃO.


ARTIGO QUE APRESENTAR MAIS DE SEIS AUTORES NÃO TERÁ SUA SUBMISSÃO ACEITA. Não é permitido mudanças de autores a posteriori a tramitação.

As opiniões emitidas nos artigos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

 

FORMATAÇÃO DO MANUSCRITO PARA TODAS AS SEÇOES 

 

Para baixar o modelo de submissão, acesse O MODELO DE SUBMISSÂO DE ARTIGO

Use esse modelo para elaborar o seu artigo. 

 

1- Estrutura do Documento

Textos em português ou inglês, digitados em arquivo do programa Microsoft Word, papel tamanho A4, margens Normal 2,5 X 3,0 cm, espaço simples, letra Times New Roman 12.

Os artigos submetidos deverão atender aos critérios de estruturação para a sua apresentação e de acordo com as diretrizes apontadas a seguir. É sugerido aos autores que façam um checklist quanto à estrutura do artigo antes de submetê-lo ao periódico. Os artigos que não atenderem aos itens mencionados serão devolvidos aos autores para adequação anteriormente à avaliação pelos Revisores ad hoc. Segue abaixo diretrizes para elaboração do artigo:

 

 1.1     Título: Conciso e informativo. Em português e inglês.

Título em Português: Caixa Alta, Times New Roman, 12, centralizado.

Título em Inglês: Somente a primeira letra em caixa alta, Times New Roman, 12, alinhado à esquerda.

Autores: Nome completo e afiliação institucional de cada autor (instituição, cidade, unidade da federação, país). O periódico aceita um número máximo de seis autores por artigo.

 

 1.2     Estrutura do Texto

 

Resumo e Abstract: Devem refletir os aspectos fundamentais dos trabalhos, com no mínimo 150 palavras e, no máximo, 250. Adotar a estrutura lógica do artigo, sem colocação de subtítulos. Devem preceder o texto e estar em português e inglês.

Palavras-chave: De três a seis, em língua portuguesa e inglesa, apresentadas após o resumo e após o abstract, respectivamente. As palavras-chave deverão vir separadas por vírgulas. Consulte o DeCS (Descritores em Ciências da Saúde).

Tabelas: Devem estar citadas no texto através de numeração crescente (ex.: tabela 1, tabela 2, tabela 3) e devem aparecer bem próximas ao texto no qual foi mencionada e o título deverá ficar logo acima da tabela e precisa ser numerado, usando a fonte no tamanho 10, com alinhamento centralizado e o espaçamento utilizado é o simples. As tabelas deverão ser apresentadas em formato editável (indica-se, preferencialmente, o uso do programa Microsoft Word). 

 

Figuras: As figuras (quadro, diagramas, gráficos, imagens e fotografias) devem ser elaboradas em alta resolução (300 dpi), coloridas ou preto e branco e devem estar perfeitamente legíveis. Devem ser citadas no texto através de numeração crescente (ex.: figura 1, figura 2, figura 3). Devem aparecer próximas ao texto onde foi citada, com título na parte superior, centralizado com tamanho 12, e Fonte na parte inferior, tamanho 10 (a fonte é obrigatória, mesmo que a figura seja do Autor). 

 

Citações e Referências

 

Citações no texto: Quando o nome do autor estiver incluído na sentença, deve estar grafado com a letra inicia maiúscula e com a indicação da data. Ex: Segundo Silva (2009). Se o nome do autor vir entre parênteses, esse deve estar grafado em letras maiúsculas. Quando houver mais de um autor, os nomes devem estar separados por ponto e vírgula. Ex: (SILVA; SANTOS, 2010). Se os autores estiverem incluídos no corpo do texto/sentença, os nomes deverão vir separados pela letra “e”. Ex: Segundo Amarantes e Gomes (2003); Lima, Andrade e Costa (1999). Quando existirem mais de três autores em citações dentro ou fora dos parênteses, deve-se apresentar o primeiro autor seguido da expressão “et al.”. Toda a bibliografia utilizada e citada no texto deverá, obrigatoriamente, estar na lista de referências, assim como toda a lista de referências deverá estar citada no texto.

As citações diretas (transcrição textual de parte da obra do autor consultado) com menos de três linhas devem ser inseridas no corpo do texto entre aspas duplas; as citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas do texto com recuo de 4 cm da margem esquerda, com o tamanho da fonte um ponto menor que o da fonte utilizada no texto e sem aspas (nesses casos é necessário especificar na citação a(s) página(s) da fonte consultada).

Referências: Os autores são responsáveis pela exatidão das referências citadas no texto. As referências deverão seguir as normas da ABNT NBR 6023/2002. Ao final do trabalho, as referências devem ser apresentadas e ordenadas alfabeticamente, conforme os exemplos:

Livro:

CAVALCANTI, A.; GALVÃO, C. Terapia ocupacional: fundamentação & prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

Capítulo de livro:

CASTRO, E. D.; LIMA, E. M. F. A.; BRUNELLO, M. I. B. Atividades humanas e terapia ocupacional. In: DE CARLO, M. M. R. P.; BARTALOTTI, C. C. Terapia ocupacional no Brasil: fundamentos e perspectivas. São Paulo: Plexus, 2001. p. 41-59.

Artigo de periódico:

LOPES, R. E. Terapia ocupacional em São Paulo: um percurso singular e geral. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, São Carlos, v. 12, n. 2, p. 75-88, 2004.

Tese:

MEDEIROS, M. H. R. A reforma da atenção ao doente mental em Campinas: um espaço para a terapia ocupacional. 2004. 202 f. Tese (Doutorado em Saúde Mental) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

Documentos eletrônicos:

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Cidades@: São Carlos. Disponível em: <www.ibge.gov.br>. Acesso em: 21 jun. 2008.

Para saber mais acesse: NORMAS DA ABNT

 

Registro de ensaios clínicos

A revista Pro Homine apoia as políticas para registro de ensaios clínicos da Organização Mundial da Saúde – OMS e do International Committee of Medical Journal Editors – ICMJE, reconhecendo a importância dessas iniciativas para o registro e divulgação internacional de informação sobre estudos clínicos em acesso aberto. Sendo assim, quando se tratar de pesquisa clínica, somente serão aceitos para publicação os artigos que tenham recebido um número de identificação em um dos Registros de Ensaios Clínicos validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e ICMJE, cujos endereços estão disponíveis no site do ICMJE (http://www.icmje.org/faq_clinical.html). O número de identificação deverá ser registrado ao final do resumo.

 

Revisão Ortográfica

Após a fase de apreciação, os textos aprovados serão submetidos à revisão de língua portuguesa (todo o texto) e inglesa (versão do título, das palavras-chave e do resumo), sendo que o(s) autor(es) do artigo deverá(ão) arcar com o custo desse trabalho.    

 

 

                       

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.