EFEITOS DO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA SÍNDROME DE HIPEROSTOSE ADQUIRIDA (SAPHO): UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Resumo
Introdução: A síndrome de Hiperostose adquirida foi descrita em 1987, sendo definida como interligadas alterações dermatológicas, ósseas e musculares. As palavras que compõem a sigla, as quais caracterizam a mesma são, Sinovite, Acne, Pustulose, Hiperostose e Osteíte (SAPHO) As iniciais dessas palavras juntas, formam a sigla determinada para tal acometimento, sendo, SAPHO. Exercícios cinesioterapêuticos são evidenciados como ferramenta importante no tratamento de distúrbios osteoarticulares, gerando diminuição do quadro álgico e ganho de mobilidade. Objetivos: Agrupar trabalhos científicos ligados à Síndrome, possibilitando conclusões atuais sobre intervenções fisioterapêuticas, e demais resultados. Método: As bases de dados que estão sendo utilizadas são: Scielo, PEDro, Medline, Lilacs, Cochrane Library, ReBEC e Google acadêmico. A partir dos critérios, os estudos encontrados por ambos os pesquisadores, estão sendo analisados em comum acordo entre os mesmos. Foram inclusos trabalhos que apresentaram, método de tratamento fisioterapêutico como importância, Ensaios Clínicos Randomizados (ECRs), tratar-se de SAPHO, publicações em Inglês, Espanhol e Português, trabalhos com visibilidade de acesso gratuito. Foram excluídos, resumos e títulos inadequados, publicações não indexadas, dissertações, capítulos de livros ou Livros, estudos piloto, teses e anais de congressos. Os resultados obtidos foram analisados de forma descritiva. Resultados: Destacaram-se positivas evoluções nos quadros clínicos por meio do uso de recursos cinesioterápicos e/ou hidroterápicos, vinculados ao tratamento medicamentoso. Conclusão: Fisioterapia promove benefícios ao paciente com SAPHO.
Publicado
01/10/2020
Como Citar
Santos, C. E. V., & Alessandra de Castro Souza. (2020). EFEITOS DO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA SÍNDROME DE HIPEROSTOSE ADQUIRIDA (SAPHO): UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Científica Pro Homine, 2(3), 3-13. Recuperado de https://rcph.unilavras.edu.br/index.php/PH/article/view/91
Seção
Tecnologia e Saúde
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).