EFEITO DA TERAPIA DO ESPELHO NA COORDENAÇÃO MOTORA FINA DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL

  • Laura Dinali Almeida Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS
  • Adriano Rodrigues Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS
  • Drielen de Oliveira Moreira Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS
Palavras-chave: coordenação motora fina, Paralisia Cerebral, terapia do espelho

Resumo

Introdução: A Paralisia Cerebral (PC) é uma desordem do desenvolvimento tanto do movimento quanto da postura que inclui atraso ou não surgimento de habilidades relacionadas a coordenação motora fina. Objetivos: Investigar a aplicabilidade e os efeitos da terapia do espelho em habilidades funcionais, auto-cuidado e tarefas que requerem a coordenação motora fina de uma criança com PC. Métodos: O estudo teve a participação de uma criança com PC de 10 anos de idade avaliada pela versão brasileira do teste Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI), itens I, II e III, e pela Escala de Desenvolvimento Motora (EDM) no início e ao término do protocolo experimental que consistiu em 15 sessões de terapia do espelho com atividades de coordenação motora fina. Resultados: Após análise descritiva e a comparação dos resultados obtidos foi possível observar a evolução na execução das tarefas propostas, o que consequentemente representou um avanço na idade motora de 2 para 8 anos e melhora nas habilidades funcionais (22,7%) e atividades de auto-cuidado (400%). Conclusão: Esses achados sugerem evidências que indiquem o uso da terapia do espelho em crianças com PC possivelmente pela ativação dos neurônios-espelho promovendo reeducação cerebral para uso do membro debilitado.

Referências

AGNEW, Z.K.; WISE, R.J.S.; LEECH, R. Dissociating object directed and nonobject directed action in the human mirror system; implications for theories of motor stimulation. Plos One, v. 7, n. 4, p. 1-9, 2012.

ARYA, K.N.; PANDIAN, S. Effect of task-based mirror therapy on motor recovery of the upper extremity in chronic stroke patients: A pilot study. Top Stroke Rehabil, v. 20, n. 3, p. 210-217, 2013.

BAX, M et al. Proposed definition and classification of cerebral palsy. Dev Med Child Neurol, v. 45, n. 6, 2005.

BJOMSON, K.F.; BELZA, B.; KARTIN, D.; LOGSDON, R.; THOMPSON, E.A. The relationship of physical activity to health status and quality of life in cerebral palsy. Pediatr Phys Ther, v. 20, n. 3, p. 247-253, 2008.

BROGREN, E.; HADDERS-ALGRA, M.; FORSSBERG, H. Postural control in children with cerebral palsy. Rev Neurosciencia Biobehm, v. 22, p. 591-596, 1998.

CALCAGNO, N.C.; SILVA PINTO, T.P.; VAZ, D.V.; MANCINI, M.C.; SAMPAIO, R.F. Análise dos efeitos da utilização da tala seriada em crianças portadoras de paralisia cerebral: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, Recife, v. 6, n. 1, p. 11-22, jan./mar., 2006.

CESA, C.C.; ALVES, M,E,S.; MEIRELES, L.C.F.; FANTE, F.; MANACERO, S.A. Avaliação da capacidade funcional de crianças com paralisia cerebral. Revista CEFAC, v. 16, n. 4, p. 1266-1272, 2014.

DUQUE, J.; THONNARD, J.L.; VANDERMEEREN Y, et al.: Correlation between impaired dexterity and corticospinal tract dysgenesis in congenital hemiplegia. Brain, v. 126, n. 3, p. 732-747, mar., 2003.

GABBARD C, CAÇOLA P. Los niños con trastorno del desarrollo de la coordinación tienen dificultad on la representación de las acciones. Revista de Neurologia, v. 50, n. 1, p. 33-38, jan., 2010.

GU, W.J. An effect of folding mirror therapy on neglec in patients with stroke. Daegu University, 2011.

HONG, E.K. Systematic review on occupational therapy for children with cerebral palsy. J Korean Conten Assoc, 2013.

LEE, S.A.; KIM, H.J.; HONG, K.H. et al. Effect of upper extremity function and acitivities of daily living of mirror therapy on patients who have a stroke, with or without unilateral neglect. KCBOT, v. 4, p. 33-45, 2014.

LIM, A.J.; HAN, S.H.; KIM, S.R, et al. The effect of eye movement program on postural control and visual perceptual ability of children with spastic cerebral palsy. KSOT, 2011.

MACHADO, S.; VELASQUES, B.; PAES, F.; CUNHA, M.; BASILE, L.F.; BUDDE, H. et al. Terapia-espelho aplicada à recuperação funcional de paciente pós-acidente vascular cerebral. Revista Neurociências, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 171-175, out., 2011.

MANCINI, M.C.; FIÚZA, P.M.; RABELO, J.M.; MAGALHÃES, L.C.; COELHO, Z.A.C.; PAIXÃO, M.L.; GONTIJO, A.P.B.; FONSECA, S.T. Comparação do desempenho de atividades funcionais em crianças com desenvolvimento normal e crianças com paralisia cerebral. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, São Paulo, v. 60, n. 2-B, p. 446-452, 2002.

MEDEIROS, C.S.P.; FERNANDES, S.G.G.; LOPES, J.M.; CACHO, E.W.A.; CACHO, R.O. Efeito da terapia do espelho por meio de atividades funcionais e padrões motores na função do membro superior pós-acidente vascular encefálico. Fisioterapia e pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 3, p. 264-270, jul./set., 2014.

MOURÃO, L.M.C.; ARAÚJO, A. Capacidade do autocuidado de crianças com paralisia cerebral atendidas em um centro de referência. Revista Enfermagem Centro, v. 1, n. 3, p. 368-376, 2011.

NOVAK, I.; MCINTYRE, S.; MORGAN, C.; CAMPBELL, L.; DARK, L.; MORTON, N.; STUMBLES, E.; WILSON, S.A.; GOLDSMITH, S. A systematic review of interventions for children with cerebral palsy: state of the evidence. Developmental Medicine e Child Neurology, Australia, v. 55, n. 10, p. 885-910, out., 2013.

PARK, E.; BAEK, S.H; PARK, S. Systematic review of the effects of mirror therapy in children with cerebral palsy. The journal of physical therapy Science, v. 28, n. 11, p. 3227-3231, 2016.

PIRPIRIS, M.; GRAHAM, H.K. Uptime in children with cerebral palsy. J. Pediatrics Orthopedics, v. 24, n. 5, p. 521-528, 2004.

POPE, P.M.; BOWES, C.E.; BOOTH, E. Postural control in sitting! The SAM system: evaluation ofuse over three years. Dev Med Child Neurol, v. 36, p. 241-252, 1994.

ROSENBAUM, P.; PANETH, N.; LEVITON, A.; GOLDSTEIN, M.; BAX, M.; DAMIANO, D.; DAN, B.; JACOBSSON, B. A report: the definition and classification of cerebral palsy. Developmental Medicine Child Neurology, v. 49, n. 109, p. 8-14, fev., 2007.

ROTTA, N.T. Paralisia Cerebral, novas perspectivas terapêuticas. Jornal de pediatria, Rio de Janeiro, v. 78, n. 1, p. 51, 2002.

RYU, H.Y. The effects of mirror therapy on body perception, balance and gait ability in hemiplegic children with cerebral palsy. Daejeon University, 2014.

SOUZA, K.E.S et al. Classificação do grau de comprometimento motor e do índice de massa corpórea em crianças com paralisia cerebral. Revista Brasileira Crescimento e Desenvolvimento Humano, v. 21, n. 1, p. 11-20, 2011.

STEVENS, J.A.; STOYKOV, M.E. Using motor imagery in the rehabilitation of hemiparesis. Arch Phys Med Rehabil, v. 84, p. 1090–1092, 2003.

VASCONCELOS, R.L.M.; MOURA, T.L.; CAMPOS, T.F.; LINDQUIST, A.R.R.; GUERRA, R.O. Avaliação do desempenho funcional de crianças com paralisia cerebral de acordo com níveis de comprometimento motor. Revista Brasileira de Fisioterapia, v. 13, n. 5, 2009.

Publicado
19/02/2020
Como Citar
Almeida, L. D., Rodrigues, A., & Moreira, D. de O. (2020). EFEITO DA TERAPIA DO ESPELHO NA COORDENAÇÃO MOTORA FINA DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL. Revista Científica Pro Homine, 2(1), 33-43. Recuperado de https://rcph.unilavras.edu.br/index.php/PH/article/view/45
Seção
Tecnologia e Saúde