NÃO ADESÃO A VACINAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Resumo
Vacinação é ação rotineira nos serviços de saúde, com grande influência na saúde da população. Representa expressivo avanço tecnológico em saúde nas últimas décadas, e é considerada procedimento de boa relação custo/eficácia na prevenção de doenças. Sabe-se que grande parte da população vem deixando de vacinar-se e/ou vacinar seus filhos, sendo evidenciado pela falha da cobertura vacinal, registrada pelos municípios através do programa nacional de imunização (PNI) e pelo retorno de doenças imunopreviníveis já erradicadas. Objetivo: Identificar as evidências disponíveis na literatura nacional e internacional sobre a não adesão à vacinação. Método: revisão integrativa da literatura, sintetiza a produção científica sobre os motivos que levam as pessoas a não se vacinarem e não vacinarem os filhos. O levantamento bibliográfico de artigos publicados em periódicos indexados foi realizado nas bases eletrônicas: LILACS, SciELO, PubMed. Resultados: Encontrados 1203 artigos, e após a nálise, a amostra final do estudo constituiu-se de 12 artigos, que evidenciaram o medo de eventos adversos e a falta de informação/orientação como as principais causas da recusa vacinal. Conclusão: A pesquisa mostrou a importância de se repensar as estratégias de ações educativas, em especial pelos enfermeiros, para que seja possível uma maior adesão à vacinação pela população.
Publicado
02/02/2023
Como Citar
Honório Ferreira, A. C. B., & Jamile Alvez Botelho Mesquita. (2023). NÃO ADESÃO A VACINAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Revista Científica Pro Homine, 5(1), 46-64. Recuperado de https://rcph.unilavras.edu.br/index.php/PH/article/view/138
Seção
Tecnologia e Saúde
Copyright (c) 2023 Revista Científica Pro Homine
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).