AVALIAÇÃO DOS TRATAMENTOS FISIOTERAPÊUTICOS NA DOENÇA ARTERIAL OBSTRUTIVA PERIFÉRICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Resumo
Introdução: A doença arterial obstrutiva periférica (DAOP) do membro inferior provoca claudicações (CI) e dor intermitentes, em casos mais leves, e dor contínua e perda de função, nos mais graves. O exercício físico parece ser benéfico no controle da DAOP, mas não há um consenso sobre quais as intervenções. Objetivo: Avaliar os tratamentos fisioterapêuticos disponíveis para DAOP e determinar o mais benéfico para a melhora clínica, funcional e da qualidade de vida. Método: Trata-se de uma revisão sistemática e as bases de dados consultadas foram: PubMed, LILACS, Cochrane, e PEDro. Os critérios de inclusão foram: adultos com diagnóstico clínico de DAOP, tratados com terapia por exercício, ensaios clínicos randomizados que obtiveram nota ≥5, na escala PEDro. Resultados: Dos 1026 artigos encontrados na busca inicial apenas 8 estudos foram incluídos. Com um total de 1214 voluntários, com média de idade igual a 67,3 anos ±8,8. As técnicas fisioterapêuticas descritas foram: terapia de exercício supervisionado, exercício não supervisionado, intervenção cognitivo comportamental, uso da estimulação elétrica funcional como coadjuvante no exercício de caminhada e exercícios de bombeamento. Os programas de reabilitação que demonstraram maior eficácia na melhora da CI e na qualidade de vida foram aqueles que utilizaram a marcha até a instalação da dor máxima. Conclusão: A terapia por exercício é o padrão ouro no manejo da DAOP, pois melhora o desempenho deambulatório, aumenta a distância de início dos sintomas e na distância total percorrida, bem como melhora a qualidade de vida. A caminhada foi a estratégia terapêutica de maior representatividade. Palavras-chave: Claudicação intermitente. Doença arterial obstrutiva periférica. Exercícios aeróbico. Reabilitação fisioterapêutica.
Publicado
06/01/2023
Como Citar
Silva, G. C., & Andreiza Maria da Silva Santos. (2023). AVALIAÇÃO DOS TRATAMENTOS FISIOTERAPÊUTICOS NA DOENÇA ARTERIAL OBSTRUTIVA PERIFÉRICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Científica Pro Homine, 5(1), 18-45. Recuperado de https://rcph.unilavras.edu.br/index.php/PH/article/view/135
Seção
Tecnologia e Saúde
Copyright (c) 2023 Revista Científica Pro Homine
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).