ANABOLIZANTE ESTEROIDE PROTEGE O PACIENTE SOB VENTILAÇÃO MECÂNICA INVASIVA? UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Resumo
Introdução: Pacientes em ventilação mecânica invasiva usualmente são submetidos a terapia com anabolizantes com intuito de preservar a força dos músculos respiratórios e reduzir a morbimortalidade. Objetivos: Verificar por meio de uma revisão sistemática se o tratamento com anabolizantes em indivíduos em uso de VMI promove benefícos nos desfechos: tempo em VMI, dias de internação, mortalidade e força do diafragma. E verificar a associação de anabolizantes e fisioterapia nesse contexto. Método: Foram inclusos: ensaios clínicos randomizados, maiores de 18 anos, ambos os sexos, em terapia anabolizante durante VMI, artigos em inglês, português ou espanhol, publicados até 2019. Bases de dados pesquisadas: Medline, Lilacs, PEDro, Scielo, Scopus, Pubmed, Google Acadêmico e Web of Science. Resultados: Foram encontrados inicialmente 34 artigos e apenas 2 artigos respeitavam todos os critérios. O total de 181 participantes foram analisados com média de idade 42 ± 15,6 anos. Não houve diferença nos dias em VMI, no tempo de internação em UTI e hospitalar e nem no número de óbitos. Não foram descritas análises de força e capacidade funcional do diafragma. Conclusão: Não há evidência científica para a adoção de anabolizantes em pacientes em VMI, com intuito de reduzir o tempo em VMI, dias de internação e a mortalidade.
Publicado
21/09/2020
Como Citar
Maranha, J. M. C. M., & Silva, G. C. (2020). ANABOLIZANTE ESTEROIDE PROTEGE O PACIENTE SOB VENTILAÇÃO MECÂNICA INVASIVA? UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Revista Científica Pro Homine, 2(3), 38-47. Recuperado de https://rcph.unilavras.edu.br/index.php/PH/article/view/103
Seção
Tecnologia e Saúde
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).