O EMPODERAMENTO E A IDENTIDADE FEMININA

UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DE MULHERES GRADUADAS EM DIREITO

  • Aline Fernandes Melo Unilavras
  • Juliana Sequeira Borges Costa UNILAVRAS

Resumo

No trabalho realizado, nos preocupamos com a seguinte questão: como (e se) o curso de Direito contribui para o empoderamento e a ressignificação da identidade feminina? Para isso traçamos como objetivo geral: identificar se e como o curso de Direito é um propulsor para o empoderamento e a ressignificação da identidade da mulher; e como objetivos específicos: conhecer como se deu o percurso de formação dessas operadoras do Direito; comparar as narrativas de graduadas das décadas entre 70 e 2000, a fim de verificar se o que a literatura descreve sobre empoderamento, reflete no discurso das participantes; relatar narrativas que compõem as histórias, subjetividades e memórias dessas mulheres; refletir quanto às dificuldades, aos enfrentamentos e/ou outros vieses que podem ter possibilitado uma transformação. Assim, vamos lançar mão da pesquisa narrativa, com objetivos exploratórios, com abordagem qualitativa, procedimento de coleta a entrevista semiestruturada, e análise textual discursiva. Os resultados obtidos no presente trabaho demonstram que a carreira das profissionais operadoras do Direito é marcada por desafios impostos pela sociedade devido à sua identidade de gênero, assim como nutre argumentos, os quais podem compor um arcabouço teórico, no estado da arte e dos estudos sobre o espaço da mulher na sociedade.

Biografia do Autor

Aline Fernandes Melo, Unilavras
Professora adjunta do Centro Universitário de Lavras. Mestre em Educação, com área de concentração: Formação de Professores e linha de pesquisa: Linguística Aplicada, pela Universidade Federal de Lavras. Especialista em Revisão de Textos pela PUC Minas, nas áreas de conhecimento: Linguística, Letras e Artes. Capacitada em Trabalhos Acadêmicos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas de São Paulo (ABNT-SP). Licencianda em Letras Português/Espanhol e Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Franca. Normalista pelo Centro Universitário de Lavras. Pesquisadora do grupo de pesquisa: Ensino-aprendizagem de línguas: adicional e materna (CNPq/Ufla). Fui membro do grupo de estudos GeTIP-Ufla (Grupo de Estudos Tecnologias e Inovação Pedagógica).
Juliana Sequeira Borges Costa, UNILAVRAS
Estudante de Iniciação Cientíca do Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS)
Publicado
03/11/2021
Como Citar
Melo, A. F., & Costa, J. S. B. (2021). O EMPODERAMENTO E A IDENTIDADE FEMININA. Revista Científica Pro Homine, 3(4), 11. Recuperado de http://rcph.unilavras.edu.br/index.php/PH/article/view/111
Seção
Ciências Humanas e Sociais