PATRIMÔNIO HISTÓRICO E FUNÇÃO SOCIAL:
O CASO DA IGREJA DAS MERCÊS EM LAVRAS-MG
Resumo
Uma obra arquitetônica vai além da mera função de abrigar. Ela transmite mensagens, significados e simbologias. Seu significado vai além de elementos construtivos. O objetivo da pesquisa foi realizar um levantamento histórico e arquitetônico da Igreja das Mercês, em Lavras-MG, entre 1918 até 2018, procurando relacionar as modificações realizadas na obra (a segunda igreja mais antiga da cidade) e sua relação com a memória, significação e função social com a população da cidade, principalmente dos fiéis que a frequenta. Para a pesquisa bibliográfica, livros, artigos científicos, websites, fotos e documentos foram usados como fontes. Foram realizadas entrevistas com fiéis e pessoas responsáveis pela administração da igreja, principalmente com aqueles que coordenavam a capela em uma das reformas mais significativas. As análises e coletas de dados realizadas, contribuíram para reafirmar à hipótese inicial da pesquisa, sobre a relação das modificações estruturais em um prédio considerado patrimônio histórico de uma cidade, imprescindíveis para acompanhar a evolução das necessidades sociais, buscando assim, comparar os aspectos históricos, identitários, sociais e arquitetônicos.
Publicado
06/11/2024
Como Citar
Ana Carolina S. B. Costa, A. C. (2024). PATRIMÔNIO HISTÓRICO E FUNÇÃO SOCIAL:. Revista Científica Pro Homine, 6(3), 18-44. Recuperado de http://rcph.unilavras.edu.br/index.php/PH/article/view/127
Seção
Ciências Humanas e Sociais
Copyright (c) 2024 Revista Científica Pro Homine
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).